A Comunidade Terapêutica Renascer faz parte da Associação Nossa Senhora Aparecida (ANSA), que é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, destinada a promover ações de prevenção, intervenção, tratamento, recuperação e ressocialização de dependentes químicos.

Para realizar este trabalho, a ANSA conta com três frentes de atuação: além da própria Comunidade Terapêutica, há também a Casa de Apoio e a Casa de Ressocialização.

A Casa de Apoio é o lugar onde se dá o primeiro contato dos dependentes com a equipe que irá fazer a triagem para o tratamento. É também o local para receber as famílias que buscam ajuda e informação para lidar com a dependência. A Casa de Apoio oferece acompanhamento às pessoas que passaram por tratamento, ajuda psicológica e reinserção social.

A Comunidade Terapêutica é uma entidade que atende pessoas adultas do sexo masculino com dependência química e funciona em regime de internação voluntária por um período de seis meses de tratamento, proporcionando condições para o início do processo de recuperação e reintegração social e familiar do dependente. Está situada na zona rural do município de Olímpia, Estado de São Paulo e atua desde de 2014. Conta com uma equipe técnica composta por psicólogo e assistente social, e equipe de apoio com coordenador, médico voluntário, auxiliar de enfermagem, monitores, cozinheiros, motorista e outros voluntários.

A Casa de Ressocialização é uma casa a que o dependente pode recorrer ao final do tratamento se ele for uma pessoa em situação de rua ou identificar que retornar para um local de risco pode facilitar sua recaída. A Casa de Ressocialização fica na área urbana do município de Olímpia e as despesas são mantidas pela ANSA até que os moradores consigam emprego para arcar com esses custos. Alguns voluntários ajudam os dependentes a conseguirem um novo emprego de acordo com as habilidades de cada um.

A ANSA tem como missão prestar todo apoio, orientação e acompanhamento necessário para que o dependente e co-dependentes (familiares) resgatem sua dignidade e seus valores familiares.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites